A banana é uma das frutas mais populares no mundo: elas é nutritiva, contém fibras e antioxidantes. No entanto, muitas pessoas têm dúvidas sobre a banana, devido ao seu alto teor de açúcar e carboidratos.
Quando a banana é verde, ela é rica amido e amido resistente. Quando amadurece, esse amido se transforma em açúcar. Por isso, mais de 90% da composição das bananas são carboidratos, e ela acaba tendo baixos níveis de proteínas e gorduras. Os açucares da banana — sacarose, frutose e glicose — quando combinados com sua fibra, promovem grande energia ao corpo.
A banana é uma fruta rica em fibras, potássio, vitaminas C e vitaminas B1, B2, B6, além dos minerais como magnésio, cobre, manganês, cálcio, ferro e ácido fólico.
A banana também contém compostos antioxidantes como a dopamina e catequina. A banana contém triptofano que atua na produção de serotonina, que ajuda a relaxar e manter o bom humor.
Não existe um tipo que seja muito melhor nutricionalmente que as outras. O valor nutritivo varia ligeiramente para cada espécie, mas todas as bananas têm características semelhantes. Existe apenas uma diferença sutil no aroma, no sabor e na textura delas.
Opções de como consumir a banana não faltam, basta ter criatividade para usar essa fruta tão versátil.
Bata tudo no liquidificador e coloque gelo. Caso não use o leite de coco ou o leite de amêndoa (que que já têm a sua gordura própria), acrescente uma colher de óleo de coco.
Há opiniões contraditórias sobre se as bananas são boas para diabéticos ou não. É verdade que as bananas são ricas em amido e açúcar: poderíamos esperar que causassem um grande aumento do açúcar no sangue. Mas, devido ao seu baixo índice glicêmico, as bananas não elevam os níveis de açúcar no sangue da mesma forma que outros alimentos.
Claro, assim como com quaisquer alimentos ricos em açúcar e carboidratos, diabéticos devem monitorar com cuidado seus níveis de açúcar no sangue após o consumo.
Ou seja, o consumo de banana parece não ter qualquer efeito adverso grave, pelo menos quando consumido com moderação.
Para quem gosta de opções naturais para tratar a pele e os cabelos, a banana pode ser usada como cosmético. A banana pode atuar como um hidratante natural para pele. As vitaminas e minerais da banana restauram a umidade perdida e repara a pele danificada, cansada e seca.
Para hidratar instantaneamente a pele cansada e seca, amasse ½ banana madura, acrescente 4 gotinhas de óleo essencial de lavanda ou sândalo e um pouquinho de mel, misture bem e aplique em seu rosto. Evite contato com os olhos. Deixe em sua pele por 20 a 25 minutos e em seguida enxágue bem.
Você também pode optar por usar a banana para hidratar e nutrir os cabelos. Confira a receita de máscara com banana para cabelos secos.
E você, costuma consumir banana diariamente?